Exclusivo

Ambiente

Edifícios são responsáveis por 40% das emissões de gases com efeito de estufa: eis a longa pegada de um imóvel

Edifícios são responsáveis por 40% das emissões de gases com efeito de estufa: eis a longa pegada de um imóvel
Cristiano Salgado

Só no ano passado, todos os edifícios do mundo foram responsáveis pela emissão de 3,2 gigatoneladas de gases com efeito de estufa. Do aquecimento à iluminação, o funcionamento diário de um imóvel é o que consome mais energia e polui mais. Portugal não é dos piores países: tem a terceira menor pegada carbónica da União Europeia — e a pobreza energética ajuda a explicar porquê

Construção, manutenção, funcionamento e demolição: as diferentes etapas da vida de um edifício são responsáveis por quase 40% das emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE). E, ao ritmo atual, a pegada de carbono dos imóveis deverá continuar a aumentar. Até 2050, terão de ser adicionadas 13 mil casas todos os dias só para acompanhar o crescimento da população mundial — segundo as Nações Unidas, haverá mais 2,5 mil milhões de pessoas a viver em cidades nas próximas três décadas.

O funcionamento diário de uma casa, escritório, centro comercial ou fábrica é o que consome mais energia e gera o chamado “carbono operacional”. Na União Europeia, por exemplo, a utilização de um edifício é responsável por 90% do seu consumo energético e, para tal, contribuem a iluminação, cozinha, aquecimento e refrigeração de espaços, bem como o uso de equipamentos elétricos e eletrónicos.

“A utilização de um edifício é de longe a etapa com maior impacto, sobretudo considerando o elevado tempo de vida de um edifício, que pode chegar aos 100 anos”, esclarecem numa resposta conjunta Paulo Ferrão e Ricardo Gomes, investigadores de ecologia industrial e sustentabilidade no Centro de Inovação, Tecnologia e Investigação Política, no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mtribuna@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas