Exclusivo

Tecnologia

Um português e um alemão levam agência de cibersegurança dos EUA a emitir alerta: vulnerabilidade afeta 15 mil servidores em todo o mundo

Um português e um alemão levam agência de cibersegurança dos EUA a emitir alerta: vulnerabilidade afeta 15 mil servidores em todo o mundo
DADO RUVIC/REUTERS

A Agência de Segurança de Infraestruturas e Cibersegurança dos EUA (CISA) lançou um alerta de “severidade alta” para uma falha de segurança que pode congestionar milhares de serviços na Internet. Em fevereiro havia 54 mil servidores vulneráveis, mas as medidas já tomadas reduziram este número. Protocolo em causa facilita a localização e a comunicação entre diferentes equipamentos, mas foi criado nos anos 90 e “não deveria ser usado na Internet”

Num mundo em que tudo corre bem, os internautas nunca teriam de saber o que é a norma SLP. Só que na Internet as coisas nem sempre correm como deviam e, por isso, Pedro Umbelino e Marco Lux desempenharam um papel providencial ao localizar uma falha que poderia ser usada para lançar ataques capazes de congestionar servidores, routers, impressoras, portáteis, bases de dados e outros dispositivos, impedido que utilizadores legítimos usem os serviços.

O trabalho abriu caminho a um alerta da Agência de Segurança de Infraestruturas e Cibersegurança dos EUA (CISA), que classificou a falha de “severidade alta”. No início de fevereiro foram contabilizados mais de 54 mil servidores vulneráveis. Até ver, as cautelas têm compensado.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: senecahugo@gmail.com

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas