Saúde

Número de estudantes do superior que relata problemas de saúde mental duplicou, aponta estudo

Número de estudantes do superior que relata problemas de saúde mental duplicou, aponta estudo
katleho Seisa

Valor subiu de 4,4% no ano letivo 2020/2021 para 9% em 2022/2023. Problemas mais reportados incluem transtorno de ansiedade e depressão

Um inquérito realizado com 10.600 estudantes do ensino superior mostra que 9% dos alunos reconhecem sofrer de um problema de saúde mental, o que representa o dobro face ao registado no estudo anterior (4,4%), no ano letivo 2020/2021.

De acordo com o Inquérito às Condições Socioeconómicas e Académicas dos Estudantes do Ensino Superior – coordenado pela investigadora Susana da Cruz Martins, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e cujos dados principais são divulgados esta sexta-feira pelo jornal “Público” –, estes 9% incluem-se nos cerca de 30% que dizem ter algum tipo de incapacidade ou problema de saúde prolongado. Transtorno de ansiedade e depressão estão entre os mais reportados.

Os participantes do inquérito fazem parte de um total de 420 mil inscritos em instituições portuguesas de ensino superior públicas e privadas, sem incluir estudantes de doutoramento, no ano letivo 2022/23. O estudo indica também que quase dois terços dos alunos (59%) consideram totalmente insuficientes os apoios disponíveis para enfrentar as dificuldades, enquanto apenas um quinto os encara como totalmente suficientes.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate