Exclusivo

Saúde

Maternidade do Hospital de Santa Maria abre em setembro no cenário "mais plausível"

Maternidade do Hospital de Santa Maria abre em setembro no cenário "mais plausível"

Obras terminam no final de junho e depois é preciso esperar pela entrega e testagem dos equipamentos e mobiliário. Administrador garante que “o planeamento está a ser cumprido”

A maior maternidade do país só vai abrir portas em meados de setembro. Em construção no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o novo bloco de partos e a urgência obstétrica estão na reta final de construção, mas a entrada em funcionamento terá ainda de esperar pelo mobiliário e pelos equipamentos clínicos, a testar, assim como pela integração das equipas. Ou seja, ainda não será este verão que o Serviço Nacional de Saúde abre mais uma porta às grávidas na área da capital, como avançou o Diário de Notícias.

Ao Expresso, o presidente da agora Unidade Local de Saúde Santa Maria garante que “o planeamento está a ser cumprido, o que está previsto em contrato é o fim dos trabalhos no dia 23 de junho”. No entanto, as infraestruturas são só uma parte da equação.

Carlos Martins adianta que “o mobiliário e o equipamento começam a chegar também ainda em junho" e que é preciso depois "testar tudo e integrar as equipas”. "Optámos por setembro para estar tudo a funcionar em pleno” e sem percalços, diz, garantindo: “Santa Maria poderá estar a fazer partos na parte final do verão”.

Abertura em outubro no “pior cenário”

Abrir a maternidade e a urgência, incluindo o novo serviço de obstetrícia, em meados de setembro é “a calendarização mais plausível”, explica Carlos Martins. O planeamento em cima da mesa pode sofrer atrasos, por exemplo de entregas de material e empurrar a data de abertura para “o início de outubro, o que será o pior dos cenários”.

A partir de quarta-feira, dia 15, e até ao final de junho o projeto “entra na reta final”, com uma ‘check list’ para cumprir. “Haverá uma task force com oito elementos para preparar a abertura da maternidade ao milímetro”, garante o administrador.

Santa Maria vai reforçar apoio ao hospital de Loures

Sobre a resposta à população durante o verão, Carlos Martins é perentório: “Não será por nossa culpa que o verão vai ser pior este ano.” Dito de outra forma, os blocos de partos e as urgências obstétricas abertas vão ser as mesmas do que no verão anterior. Ainda assim, com uma diferença que poderá garantir melhoras ligeiras.

“Tal como até aqui, obstetras e médicos internos vão continuar a assegurar escalas no Hospital Beatriz Ângelo, Loures. Há um memorando e vamos cumprir.” Segundo Carlos Martins, “a meio de junho" será reavaliado o memorando, havendo "margem para reforçar a colaboração”.

A parceria com Loures teve início no ano passado, depois de dificuldades do Santa Maria em cumprir as escalas de urgência na maternidade partilhada que em agosto tinha passado a funcionar no Hospital São Francisco Xavier na sequência do encerramento do serviço para obras.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate