Governo apresenta em outubro novas regras para retorno e afastamento de imigrantes

O Governo apresenta em outubro novas regras para o retorno e afastamento de imigrantes para que o processo decorra com maior rapidez
O Governo apresenta em outubro novas regras para o retorno e afastamento de imigrantes para que o processo decorra com maior rapidez
O Governo vai apresentar em outubro novas regras para o retorno e afastamento de imigrantes, mexendo nos prazos e nos efeitos suspensivos dos recursos para tornar o processo mais célere.
Numa entrevista ao Público e Renascença, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, diz que se vai manter o prazo de dois anos para o reagrupamento familiar e explica: “O que o Tribunal Constitucional diz é que há certos grupos de cidadãos que exigem um prazo eventualmente mais curto ou uma outra ponderação”.
“Vamos procurar soluções de equilíbrio, mantendo a regra geral dos dois anos”, acrescenta Leitão Amaro.
Na entrevista, hoje divulgada, o governante diz que a lei de retorno tem “um conjunto de procedimentos excessivamente demorados”.
Em agosto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou a proposta da nova lei de estrangeiros, depois de o Tribunal Constitucional ter considerado inconstitucionais cinco normas do diploma, aprovado pela AD e pelo Chega.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt