O ciclone tropical Gabrielle irá atravessar o arquipélago dos Açores, entre os grupos ocidental e central, agora com uma tendência para ser mais próximo do grupo central, explica a meteorologista Vanda Costa, do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores.
O estado do tempo vai agravar-se a partir do final do dia de hoje, mas a situação mais gravosa será na madrugada de sexta-feira.
"Estamos então a prever rajadas na ordem dos 200 km por hora nas ilhas do grupo ocidental e central e precipitação por vezes forte. A precipitação mais intensa estamos a prever que seja efetivamente nas ilhas do grupo ocidental e a agitação marítima será com ondas entre os 8 a 10 metros de altura significativa, podendo uma onda máxima atingir os 18 metros de altura".
O grupo oriental será o que menos irá sentir a passagem do ciclone tropical, afirma, explicando que em breve serão feitas atualizações pelo centro de Miami, do National Hurricane Center (NHC), que é o centro responsável para a análise e acompanhamento deste tipo de fenómeno tropical.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt