Verão chega com temperaturas altas e o calor veio para ficar: máximas até 34 ºC e 50 concelhos em risco máximo de incêndio
Lisboa pode chegar aos 34 ºC no domingo. Interior do país em alerta máximo até ao final da semana
Lisboa pode chegar aos 34 ºC no domingo. Interior do país em alerta máximo até ao final da semana
Portugal continental entra, a partir desta sexta-feira e até domingo, 29 de junho, num período de temperaturas elevadas e risco acrescido de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O tempo quente veio para ficar e traz consigo noites amenas, céu geralmente limpo e vento moderado, especialmente nas regiões do litoral sul e nas terras altas.
Na capital, Lisboa, as temperaturas máximas vão aumentar progressivamente, dos 28 ºC previstos para esta sexta-feira até aos 34 ºC no domingo. As mínimas manter-se-ão nos 17 ºC, o que contribui para um acentuado desconforto térmico, sobretudo durante a noite.
No Porto, a subida é mais moderada, com máximas de 23 ºC esta sexta-feira e 29 ºC no sábado. As mínimas rondarão os 15 ºC, segundo o site oficial do IPMA.
No Algarve, particularmente em Faro, prevê-se um fim de semana soalheiro, com máximas a rondar os 27 ºC e mínimas entre os 20 e os 21 ºC. A próxima semana trará ainda mais calor, com as temperaturas a atingirem os 29 ºC e noites amenas, com mínimas entre os 18 e os 20 ºC.
No Alentejo, o fim de semana será ligeiramente mais fresco, com máximas na ordem dos 32 ºC e mínimas entre os 15 e os 16 ºC. A partir de segunda-feira, o tempo manter-se-á seco e quente, com máximas entre os 29 ºC e os 35 ºC e noites agradáveis, com temperaturas mínimas a rondar os 18 ºC.
No Norte do país, o cenário será mais equilibrado. Durante o fim de semana, prevê-se céu pouco nublado a limpo, com temperaturas máximas entre os 24 ºC e os 25 ºC e mínimas entre os 14 ºC e os 16 ºC. Para a próxima semana, a tendência é de estabilidade, com máximas a atingir os 26 ºC e mínimas até 18 ºC.
Com o aumento das temperaturas, o risco de incêndio agrava-se. Esta sexta-feira, cerca de 50 concelhos estão em perigo máximo, especialmente no interior Norte, Centro e Alentejo. O IPMA emitiu aviso amarelo para sete distritos: Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro, devido à persistência de tempo quente.
Durante o fim de semana, o céu estará, em geral, pouco nublado. No entanto, prevê-se nevoeiro matinal e ao final do dia no litoral Norte e Centro, segundo a meteorologista Patrícia Gomes.
Na próxima semana, está previsto o desenvolvimento de um vale depressionário — uma área alongada de baixa pressão atmosférica que se forma sobre ou perto da Península Ibérica e influencia diretamente o estado do tempo. “Vamos voltar a ter dias com instabilidade atmosférica durante a tarde, com aumento de nebulosidade no interior e ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoada, que deverão prolongar-se até aos dias 25 e 26 de junho”, disse ao Expresso, a meteorologista Patrícia Gomes.
O vento será fraco a moderado, podendo intensificar-se durante a tarde na faixa costeira a sul do Cabo Raso, com rajadas até 40 km/h, e nas terras altas do Centro e Sul, sobretudo durante a manhã.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt