Calor extremo em Portugal: temperaturas acima dos 40 graus e alertas da DGS a partir de segunda-feira
Temperaturas acima dos 40 graus chegam a Portugal na segunda-feira. IPMA e DGS emitem alertas e recomendações para enfrentar o calor extremo
Temperaturas acima dos 40 graus chegam a Portugal na segunda-feira. IPMA e DGS emitem alertas e recomendações para enfrentar o calor extremo
Portugal continental vai registar uma onda de calor a partir de segunda-feira, com temperaturas superiores a 40 graus em várias regiões. A Direção-Geral da Saúde (DGS) já emitiu um conjunto de recomendações para minimizar os riscos para a saúde.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), grande parte do país estará sob aviso amarelo na segunda-feira, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”, alerta que será alargado a todo o território continental na terça-feira.
Na segunda-feira, os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso. Em Beja, os termómetros devem atingir os 40 graus.
Na terça-feira, o aviso estende-se a Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga. Em Santarém, está prevista uma temperatura máxima de 43 graus. As mínimas rondarão os 20 graus na maioria das regiões.
Num comunicado, a DGS recomenda à população que:
A DGS alerta para cuidados redobrados com crianças, idosos, grávidas, doentes crónicos e trabalhadores ao ar livre. Recomenda-se assegurar que as crianças bebem água frequentemente e permanecem em locais arejados e frescos.
As crianças com menos de 6 meses não devem estar expostas ao sol, nem direta nem indiretamente. A população deve também contactar e acompanhar idosos e pessoas isoladas, garantindo que se mantêm hidratados e protegidos do calor.
Em caso de sintomas como suores intensos, febre, náuseas, vómitos ou pulsação acelerada, a DGS recomenda o contacto com o SNS 24 (808 24 24 24) ou com o 112, número europeu de emergência.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt