Eleição 'abençoada' pela chuva: IPMA prevê ida às urnas marcada por chuva e muitas nuvens
Chuva e vento fortes podem prolongar-se até domingo, fazendo antever uma visita molhada às mesas de voto, especialmente no Norte e Centro do continente
Chuva e vento fortes podem prolongar-se até domingo, fazendo antever uma visita molhada às mesas de voto, especialmente no Norte e Centro do continente
Jornalista
Fãs de José Saramago e do seu desconcertante “Ensaio Sobre a Lucidez” lembrar-se-ão de primeiras páginas calamitosas, descrevendo cheias e inundações em dia de eleições a ameaçarem uma abstenção enorme, para logo de seguida centenas de pessoas darem a volta à situação e correrem para votar com as urnas prestes a fechar.
A história de domingo não deve ter um desfecho tão rocambolesco, mas a chuva promete cada vez mais ser um denominador comum. As mais recentes previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para dias de chuva forte, vento e neve nas zonas altas até domingo, e o próprio dia de eleições pode ser também afetado por precipitação.
No site do IPMA, a previsão do estado do tempo para o dia 10 de março no continente é de “céu em geral muito nublado” e “aguaceiros, podendo ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial no litoral Norte e Centro”.
À semelhança do que se espera até domingo, o dia de sufrágio das regiões mais altas do Norte e Centro também deve ser de queda de neve, especialmente acima de 800 a 1000 metros de altitude, “subindo para os 1400 metros a partir da manhã”.
Apesar das condições climatéricas mais adversas, o relatório refere que existe possibilidade de “pequena subida de temperatura nas regiões Norte e Centro”.
A previsão do IPMA fala ainda de vento “fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste a sudoeste”, encontrando-se de moderado a forte no litoral e com rajadas de 80 km/h nas terras altas.
O instituto ainda não avançou com uma análise para o arquipélago da Madeira. Nos Açores, a ida às urnas deve ser mais confortável do que no Continente, antecipando-se “períodos de céu muito nublado” em todos os grupos do arquipélago, com algumas abertas, e uma melhoria da nebulosidade ao longo do dia.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hcarvalho@expresso.impresa.pt