Meteorologia

Natal nublado com aviso laranja em Bragança e Guarda. Só litoral terá mais de 5ºC

Natal nublado com aviso laranja em Bragança e Guarda. Só litoral terá mais de 5ºC
Horacio Villalobos

Haverá nuvens no continente, e noites frias em que só no litoral as mínimas serão acima de 5ºC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso laranja para os distritos de Bragança e Guarda devido ao nevoeiro persistente, com formação de gelo, que irá vigorar até quarta-feira.

Bragança e Guarda encontram-se desde as 00h52 de hoje sob aviso laranja para nevoeiro persistente, um nível que irá manter-se até às 00h00 de dia 27 de dezembro, refere o IPMA em comunicado.

Em aviso amarelo vão estar, no mesmo período, Vila Real e Viseu, devido à previsão de nevoeiro persistente e tempo frio, com a continuação de valores baixos de temperatura, em especial nos locais onde o nevoeiro se mantiver.

Os avisos amarelos relativos ao tempo frio vigoram também em Bragança e Guarda até quarta-feira.

Nuvens no continente

Segundo a informação mais atualizada do IPMA, Portugal continental vai ter hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado ou limpo na região Sul a partir do final da manhã.

Num comunicado, o instituto avançou a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, assim como uma pequena descida de temperatura, com acentuado arrefecimento noturno.

De acordo com o IPMA, o estado do tempo durante o período natalício vai ser influenciado por um anticiclone, localizado a nordeste dos Açores e que se estende para a parte norte da Península Ibérica.

Noites frias

As noites serão frias, com temperatura mínima acima de 5 graus Celsius (ºC) apenas na faixa costeira e condições para formação de gelo e geada, em especial no interior norte e centro, onde a temperatura mínima deverá registar valores entre -4 e 0°C.

A temperatura máxima deverá registar, de um modo geral, valores entre 10ºC e 20°C, com os valores mais elevados no litoral das regiões Centro e Sul, em particular no Algarve, sendo inferior a 10°C no interior das regiões Norte e Centro.

Nos locais onde se verificar a persistência de nebulosidade ou nevoeiro deverão persistir valores de temperatura inferiores a 5°C.

O instituto alerta ainda para a necessidade de cuidados ao nível da segurança rodoviária, em particular durante a noite e manhã, que deverá ser afetada pela ocorrência de gelo na estrada e de nevoeiro.

Chuva na Madeira só a 24

Fora do continente, “até ao dia 26 de dezembro, o estado do tempo no arquipélago da Madeira vai ser condicionado por um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia e à região da Madeira, e por uma depressão em altitude centrada a sueste do referido arquipélago”.

Há possibilidade de ocorrência de aguaceiros a partir da tarde de dia 24, sendo que a partir de 25, “o céu apresentar-se-á em geral pouco nublado e não deverá ocorrer precipitação”.

Açores com superfície frontal

“Entre os dias 24 a 26 de dezembro, prevê-se que a passagem de uma superfície frontal fria com ondulações afete o estado do tempo em todo o Arquipélago com ocorrência de precipitação”, anuncia o instituto em comunicado.

“Começando pelas ilhas do Grupo Ocidental no dia 24, nas ilhas do Grupo Central no dia 25 e apenas a partir do final do dia 25 condicionará as ilhas do Grupo Oriental”, continua, apontando para descida da temperatura, com mínimas nos 11ºC e máximas nos 17ºC.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate