Exclusivo

Jornada Mundial da Juventude

“Jovens de espírito” em “lusofolia”: peregrinos, dos 16 aos 75, recebidos em casa na Caparica

“Jovens de espírito” em “lusofolia”: peregrinos, dos 16 aos 75, recebidos em casa na Caparica
Ana Baiao

No dia em que arranca oficialmente a JMJ, a Charneca de Caparica recebeu os peregrinos em ambiente de festa lusófona a atravessar gerações. Para já, a maioria dos hóspedes é do Brasil e sente-se em casa. Na bagagem trazem o “coração aberto” e “expectativas altas” para o encontro com o Papa

Uma exuberante rosa em papel e o símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) assinalam a entrada aos peregrinos, que eram recebidos esta manhã no local de check-in do Pavilhão da Nossa Senhora da Rosa, na Charneca de Caparica. Ao fundo, ouvem-se cânticos de uma missa que é celebrada em português na Igreja em frente com padres e fiéis de países lusófonos, a grande maioria oriundos do Brasil.

"Sejam bem-vindos", diz sorridente Joana Maria, jovem voluntária, que não esconde o entusiasmo com a chegada de mais peregrinos. Uma rotina que se repete há vários dias e que culminará na sexta-feira com a chegada de 115 jovens do Perú e 150 dos EUA (Florida). “Vêm a conta gotas. Até agora temos recebido sobretudo peregrinos do Brasil e de PALOP. Chegou também um grupo de Boston, mas de lusodescendentes e brasileiros, enquanto outro grupo que esperávamos receber de Nápoles acabou por ficar alojado na Herdade da Aroeira”, explica ao Expresso.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate