Ensino

José Luís Carneiro acusa Governo de falhar número de vagas para o pré-escolar

Líder do PS, José Luís Carneiro
Líder do PS, José Luís Carneiro
RUI MANUEL FARINHA

Ao não falar com a Associação Nacional de Municípios, o ministro da Educação acabou por querer “construir a casa pelo telhado”, disse o secretário-geral socialista: "Das 6 a 7 mil vagas, temos apenas 400 vagas disponíveis”

O secretário-geral do PS acusou este domingo, 21 de setembro, na Maia, o Governo de falhar mais um objetivo político que estabeleceu para o arranque do ano escolar, ao prometer 7 mil vagas para o pré-escolar quando “existem apenas 400 vagas”.

José Luís Carneiro, que falava aos jornalistas à margem da apresentação dos candidatos socialistas à Câmara da Maia, equipa liderada por José Manuel Ribeiro, até agora autarca de Valongo, disse que o “ministro da Educação começou a casa pelo telhado”, ou seja, sem falar com a Associação Nacional de Municípios.

“Não falaram com a Associação Nacional de Municípios e verificamos que, afinal, o ministro da Educação, querendo construir a casa pelo telhado, falhou e, afinal, para as 6 a 7 mil vagas, temos apenas 400 vagas disponíveis, à luz das informações públicas obtidas hoje”, sustentou.

Com base nesta informação, José Luís Carneiro considerou tratar-se de “mais um falhanço nos compromissos do Governo, o que revela, de facto, uma incapacidade muito grande, por falta de humildade democrática, para dialogar primeiro e fazer depois”.

“Este Governo opta pelo método contrário, anuncia e vai dialogar depois de ter anunciado, sem ter suporte para as decisões que anuncia”, acrescentou.

Sobre a candidatura de José Manuel Ribeiro à presidência da Câmara da Maia, José Luís Carneiro considerou que depois “dos tempos áureos do professor Vieira de Carvalho”, o concelho precisa agora de “uma nova energia, de uma pessoa que tenha experiência política, que seja inovador, que seja criativo e que tenha uma cultura de prestação de contas e transparência muito forte”.

“E esse candidato é José Manuel Ribeiro, que quero que venha a ser, desejo que venha a ser, o próximo presidente da Câmara Municipal da Maia”, acrescentou.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate