Metro de Lisboa com 20% dos maquinistas em isolamento
Falta de maquinistas já obrigou à supressão de comboios, a atrasos horários e ao aumento do tempo de espera. “Especificidades da função” dificultam substituição temporária
Falta de maquinistas já obrigou à supressão de comboios, a atrasos horários e ao aumento do tempo de espera. “Especificidades da função” dificultam substituição temporária
O número recorde de casos e isolamentos por covid-19 está a afetar o normal funcionamento do metropolitano de Lisboa. Com 20% dos maquinistas de baixa, a empresa já foi forçada a suprimir comboios, aumentando os tempos de espera e o espaçamento dos horários.
Na terça-feira, a empresa registava 109 trabalhadores em isolamento ou positivos, nas áreas da manutenção, operações, comercial e técnica, sem contar com os casos dos funcionários em teletrabalho. “Nos últimos dias, temos registado maiores taxas de absentismo em consequência da pandemia. Naturalmente que esta situação provoca constrangimentos ao nível da normal oferta de serviço, sendo que as maiores dificuldades têm sido sentidas nos maquinistas e no serviço ao cliente”, revela a Metro de Lisboa (ML).
Apesar de “todos os esforços no sentido de tentar diluir os efeitos desta situação por toda a rede, tendo em especial atenção as horas de ponta”, a empresa não conseguiu evitar a supressão de alguns comboios, “situação que causa alguns atrasos no serviço de exploração e tempos de espera maiores do que o habitual”.
Face às especificidades das funções, nem sempre tem sido possível recorrer à substituição temporária de trabalhadores. A gestão das ausências tem sido feita com recurso às reservas existentes, à adaptação de escalas, ao trabalho suplementar e ao aumento do recurso aos vigilantes nas estações.
O Metro de Lisboa tem em funcionamento um Grupo de Acompanhamento da Pandemia (GAP) que monitoriza, analisa e propõe medidas de ajustamento ao serviço, tendo por base um plano de contingência. “Existem cenários de oferta de serviço de acordo com a perspetiva de evolução pandémica que poderão ser acionados a qualquer momento”, garante.
Foi reforçada a limpeza nos locais administrativos, zonas comuns e equipamentos e, desde a passada semana, estão também disponíveis postos de testagem gratuitos nas estações Alameda e Jardim Zoológico, onde os colaboradores do ML têm prioridade no atendimento.
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