A Ordem dos Médicos lançou esta quarta-feira o manual “Viver em Tempo de Covid-19”, com o objetivo de responder de forma simples a dúvidas dos cidadãos sobre a atual pandemia. Na versão atualizada para o período outono/inverno, o documento pretende ajudar a esclarecer pontos importante da convivência com o vírus: quais os sintomas da doença e como se diagnostica, qual a diferença entre isolamento e isolamento profilático, quais os parâmetros para se fazer parte do grupo de risco, que testes existem, como desinfetar superfícies, que cuidados se devem ter durante a quarentena, ou que precauções adotar numa ida às compras, num restaurante ou com o telemóvel.
O manual - que pode ser consultado AQUI -, da autoria da médica internista Carla Araújo, conta com o contributo de vários especialistas e apresenta a principal informação apoiada na ciência, mas de forma prática e facilmente apreensível.
“A pandemia tem levado à publicação de muita informação que nem sempre é correta e que, num país com baixa literacia em saúde, torna ainda mais difícil reconhecer o que pode ser certo ou errado. Com a publicação deste manual, a Ordem dos Médicos quer contribuir para travar a covid-19 também fora dos hospitais e centros de saúde, partilhando um conjunto de informações essenciais para os cidadãos se protegerem a si e às suas famílias. O caminho da pandemia tem de ser o caminho da ciência e de combate à desinformação e às fake news”, explica Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, em comunicado.
“Apesar de, desde março, proliferarem informações sobre a Covid-19 nos meios de comunicação social e nas redes sociais, a verdade é que os cidadãos e doentes que contactam connosco ainda têm dúvidas sobre procedimentos simples, mas que podem ser determinantes para não adoecerem ou para não contagiarem outras pessoas na mesma casa quando já estão infetados”, acrescenta Carla Araújo, a autora do documento.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt