Exclusivo

Coronavírus

Covid. Falta de técnicos impediu controlo da epidemia em Lisboa

Aumento de casos Covid19 em Lisboa. Santa Clara é uma das freguesias em que as medidas estão mais restritas
Aumento de casos Covid19 em Lisboa. Santa Clara é uma das freguesias em que as medidas estão mais restritas
José Fernandes

Aumento de casos levou autoridades locais a pedirem mais meios de rastreio. Saúde demorou 15 dias a reagir. Número de técnicos de saúde está longe do ideal. Peritos dizem que próximas semanas são determinantes para evitar segunda vaga. “Houve claramente falha de planeamento”, acusam Médicos de Saúde Pública

Covid. Falta de técnicos impediu controlo da epidemia em Lisboa

Micael Pereira

com Raquel Albuquerque

Para as autoridades conseguirem saber por onde é que o novo coronavírus anda a circular, de forma a identificar e isolar potenciais infetados e, assim, cortar a cadeia de transmissão, é preciso um trabalho constante e sistemático, que passa por entrevistar os novos casos positivos, listar os contactos com quem essas pessoas estiveram nos dias anteriores, ligar-lhes e, se necessário, colocá-los de quarentena. Segundo o Expresso apurou, na Amadora, um dos concelhos mais afetados atualmente, chegou a haver 100 casos positivos em que não foi possível fazer atempadamente esse trabalho de identificação e isolamento de possíveis doentes de covid, conhecido como inquérito epidemiológico, por falta de capacidade de resposta da equipa de saúde pública local.

Ao Expresso, para um artigo publicado a 13 de junho, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, responsável por coordenar o combate à covid na região de Lisboa, sublinhava que o importante era “a rapidez de resposta e em rede”, adiantando que a estratégia nas semanas seguintes iria ser “a velocidade com que se referencia e isola um caso positivo”. “Tenho plena consciência do cansaço de todos, mas a saúde pública tem de aumentar a intensidade. Se for preciso, serão disponibilizados mais meios”, garantiu.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mrpereira@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate