Coronavírus

Covid-19. Consumo de eletricidade sobe pela primeira vez desde que o país entrou em emergência

Covid-19. Consumo de eletricidade sobe pela primeira vez desde que o país entrou em emergência
getty

Após três semanas consecutivas em queda, o consumo de eletricidade em Portugal na semana passada subiu 3%, mostram os dados da REN. É ainda cedo para avaliar se este acréscimo de consumo reflete uma recuperação da atividade económica ou se é efeito da descida da temperatura

Covid-19. Consumo de eletricidade sobe pela primeira vez desde que o país entrou em emergência

Miguel Prado

Editor de Economia

O consumo de eletricidade em Portugal, que em março vinha descendo semana após semana, reflexo da redução da atividade económica associada à pandemia de Covid-19, teve na última semana uma subida de 3% face à semana anterior, revelam os dados da REN - Redes Energéticas Nacionais analisados pelo Expresso.

Segundo a informação de consumo total de eletricidade no país, entre a passada segunda-feira e este domingo Portugal consumiu 870,6 gigawatts hora (GWh) de energia elétrica, o que corresponde a mais 3% do que os 845,4 GWh da semana anterior.

Na última semana houve variações positivas do consumo de eletricidade em Portugal na segunda, terça, quarta e quinta-feira, um ligeiro decréscimo (0,7%) na sexta-feira, e novamente subidas (face aos mesmos dias da semana anterior) no sábado e no domingo.

É ainda cedo para avaliar se este acréscimo de consumo reflete uma recuperação da atividade económica, podendo haver efeitos de temperatura a contribuir para as variações registadas face à semana anterior.

Ainda assim, esta é, pelo histórico recente compilado pelo Expresso, a primeira subida semanal do consumo de eletricidade depois de três semanas consecutivas de queda da procura.

Na semana de 23 a 29 de março o consumo tinha caído 8,7% face à semana anterior, a qual já tinha tido uma queda de 5% face aos sete dias anteriores, que por sua vez já haviam registado uma descida de 3,5% no consumo de eletricidade face à semana anterior (2 a 8 de março, a semana em que Portugal registou as primeiras mortes pelo coronavírus).

Entre o que Portugal consumiu em eletricidade na primeira semana de março (1011 GWh) e o que consumiu na última semana do mês (845 GWh) houve uma queda superior a 16%.

Em comparação com o ano passado a quebra é menor. Há dias a REN divulgou a sua estatística mensal, informando que o mês de março como um todo tinha tido um recuo de 0,5% face ao consumo elétrico de março do ano passado (ou 1,7% corrigindo os efeitos de temperatura e dias úteis), mas considerando apenas o período de 18 a 31 de março (ou seja, após ser decretado o estado de emergência) a queda em termos homólogos tinha sido de 8%.

Na primeira semana de março, quando o país começou a ter as estatísticas diárias da progressão do surto, o consumo de eletricidade ainda tinha avançado face à última semana de fevereiro (marcada pelo feriado de carnaval, a 25 de fevereiro, que teve um consumo mais baixo).

Mas depois o volume de energia elétrica consumida começou a descer de semana para semana, refletindo a quebra da atividade económica, o encerramento de fábricas e de várias indústrias, e a colocação de muitos trabalhadores num regime de teletrabalho, cujo acréscimo de consumo doméstico não compensou a quebra no consumo industrial de eletricidade.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate