Exclusivo

Censos 2021

Uso do automóvel aumentou na última década: 66% dos portugueses deslocam-se de carro

Uso do automóvel aumentou na última década: 66% dos portugueses deslocam-se de carro
NUNO FOX

Os resultados definitivos dos Censos 2021, divulgados esta quarta-feira, atualizam agora o retrato geral da população portuguesa, mostrando o que mudou na última década no país na composição das famílias, educação, emigração e imigração, entre outros temas. Quanto à mobilidade, os Censos mostram que, apesar dos esforços, a utilização dos transportes coletivos diminuiu, assim como as deslocações a pé

Uso do automóvel aumentou na última década: 66% dos portugueses deslocam-se de carro

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

A utilização do automóvel para deslocações diárias para o trabalho ou para a escola em Portugal aumentou na última década, segundo os dados definitivos dos Censos 2021, divulgados esta quarta-feira. Atualmente, 66% dos portugueses deslocam-se de carro nos seus movimentos pendulares, enquanto há dez anos eram 62%. O carro mantém-se assim como o meio de transporte mais utilizado no país, refletindo uma evolução contrária à que era desejável para o ambiente.

Nesses 66% de portugueses que usam o automóvel nas suas deslocações estão incluídos 47,9% que o usam como condutor. Isso significa que quase metade da população que se desloca diariamente para o local de trabalho ou de estudo o faz conduzindo um automóvel (em 2011 eram 43,7%). São 2,6 milhões de pessoas. Juntam-se ainda 18,1% de portugueses que se deslocam de carro como passageiros (em 2011 eram 17,9%).

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ralbuquerque@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate