Exclusivo

Apagão

Apagão: houve operadores que desligaram o 5G, há falhas de serviços mas a situação já está a normalizar

Apagão: houve operadores que desligaram o 5G, há falhas de serviços mas a situação já está a normalizar
Xavier Lorenzo

MEO, NOS e Vodafone redimensionaram as redes para garantir que os serviços chegam aos utilizadores, e houve operadores a desligar a quinta geração móvel. Houve preocupação com a duração das baterias e geradores que garantem a atividade das redes, já que sem elas não há internet. Mas com a chegada da energia a situação está a normalizar

Apagão: houve operadores que desligaram o 5G, há falhas de serviços mas a situação já está a normalizar

Anabela Campos

Jornalista

O apagão elétrico teve um impacto forte nos serviços de telecomunicações móveis em Portugal continental, com falhas e interrupções, que estão a tornar mais difíceis as comunicações, e em alguns momentos mesmo impossíveis. MEO, NOS e Vodafone acionaram os planos de contigência. Entretanto os serviços estão a normalizar de forma gradual nas regiões onde já foi resposta a energia.

Temeu-se pela duração das baterias e dos geradores que conseguem manter ativas as redes e as antenas, e permitir que haja rede móvel e na prática Internet. Sem energia não há serviços de telecomunicações e os operadores apelaram aos clientes para fazer um "uso responsável" dos dados móveis.


Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate