Sociedade

Urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital do Barreiro vai estar fechada durante 10 dias

Urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital do Barreiro vai estar fechada durante 10 dias
Boy Anupong

Os constrangimentos nas urgências de obstetrícia na Margem Sul do Tejo continuam. Esta noite os três hospitais terão os blocos de parto encerrados ao exterior: Setúbal, Barreiro e Garcia de Orta, em Almada

A urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital do Barreiro estará fechada a partir das 8h de hoje e durante 10 dias (ou seja, até dia 19 de julho, às 08h00). O Centro de Orientação de Doente Urgente (CODU) já alertou os bombeiros locais .

Segundo o Portal do SNS, em Setúbal, a partir das 20h desta quarta-feira, o serviço de obstetrícia do Hospital de São Bernardo em Setúbal estará encerrado, pelo menos, até dia 15 do presente mês. As urgências do Hospital Garcia da Orta, em Almada, encontram-se encerradas e voltam a abrir na quinta-feira, a partir das 8h30, pelo que, durante a noite, a Margem Sul não terá qualquer serviço aberto.

De acordo com a informação do CODU, a que a agência Lusa teve acesso, “o Hospital do Barreiro, suspende o funcionamento do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos, não sendo possível receber doentes no período entre as 8h00 do dia 09/07/2025 e as 8h00 do dia 19/07/2025”.

Na comunicação, o CODU solicita ainda aos meios de emergência médica da área de influência do Hospital do Barreiro que lhe sejam transmitidos os dados clínicos dos doentes, “para uma correcta referenciação hospitalar”.

O Hospital do Barreiro promete dar ainda esta quarta feira uma explicação sobre os motivos para o encerramento prolongado do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos.

A agência Lusa tentou ouvir também a Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sem sucesso até ao momento.


Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate