A Clínica ISPA lançou recentemente um programa de consultas de psicologia a preços acessíveis. O valor definido para cada sessão individual de apoio psicológico é de 10 euros.
Daniel Sousa, diretor da clínica, explica que este programa visa responder às crescentes necessidades de apoio psicológico e à falta de respostas nesta área. “Sobretudo desde a Covid-19 que a Clínica ISPA tem sido procurada por pessoas em vulnerabilidade social, com dificuldade em encontrar respostas em termos de apoio psicológico, tanto no sector privado, como público”.
Por outro lado, a clínica, localizada no ISPA - Instituto Universitário, em Lisboa, é “uma clínica universitária, tendo como objetivo promover o estudo científico sobre os processos clínicos e psicoterapêuticos, como também a própria formação profissional de psicólogos e psicoterapeuta”, acrescenta.
As consultas – realizadas presencialmente ou online, de acordo com a disponibilidade de quem procura esta resposta – são conduzidas por psicólogos clínicos em início de carreira, bem como por alunos e estagiários supervisionados, todos do ISPA. Atualmente, cinco profissionais integram o programa de consultas da clínica.
Numa fase inicial, espera-se dar resposta a cerca de 50 pessoas, “embora o programa esteja desenhado de forma progressiva, sendo possível ir-se integrando mais psicólogos em formação e, consequentemente, dar outro tipo de resposta à população”, diz Daniel Sousa.
Ajudar a lidar com ansiedade ou depressão
Estas consultas a preços acessíveis destinam-se a adultos com mais de 18 anos que enfrentam ansiedade, depressão ou outras dificuldades relacionadas com a saúde mental. Também se dirige a pessoas que necessitem de apoio para lidar com mudanças na vida, como “transições académicas ou profissionais”, ou que procurem “melhorar as suas relações interpessoais e desenvolver competências emocionais”, lê-se nosite da Clínica ISPA. Outras situações poderão ser avaliadas caso a caso.
Não são abrangidos pelo programa casos de emergência médica ou hospitalização, situações que exijam psicoterapia de longa duração ou que requeiram cuidados intensivos e de grande complexidade. “Há uma triagem a ser realizada e será importante não incluir pessoas que possam ter patologias que impliquem um acompanhamento muito prolongado e/ou que careçam de acompanhamento psiquiátrico paralelo”, explica o diretor da clínica.
Acrescenta que, embora não exista “necessariamente” um número limite de consultas por pessoa, sendo necessário “avaliar cada caso”, prevê-se que os acompanhamentos psicológicos não ultrapassem os oito meses, com consultas semanais.
Para aceder às consultas, o primeiro passo é preencher oformulário de inscrição disponível no site da clínica. Após o registo, será marcada uma consulta inicial para avaliar se a pessoa cumpre os critérios para as sessões e para identificar as suas necessidades e objetivos. As sessões de acompanhamento decorrem de forma contínua e são sempre conduzidas pelo mesmo psicólogo ou psicóloga.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hrbento@expresso.impresa.pt