Exclusivo

Sociedade

Vias BUS estagnaram em Lisboa e no Porto: velocidade de circulação de autocarros em mínimos históricos

Há corredores BUS nos dois sentidos da Avenida Infante Dom Henrique, em Lisboa
Há corredores BUS nos dois sentidos da Avenida Infante Dom Henrique, em Lisboa

Há três anos que os corredores para autocarros não aumentam nas duas maiores cidades. Empresas de transportes pedem mais vias e mais controlo do mau estacionamento

Vias BUS estagnaram em Lisboa e no Porto: velocidade de circulação de autocarros em mínimos históricos

Tiago Pereira Santos

Coordenador de Arte Digital e Vídeo

Vias BUS estagnaram em Lisboa e no Porto: velocidade de circulação de autocarros em mínimos históricos

Carlos Esteves

Jornalista infográfico

A velocidade de circulação dos autocarros em Lisboa e no Porto atingiu mínimos históricos, o que contraria o objetivo de os tornar mais atrativos do que o automóvel particular. Mas em cidades com carros a mais, trânsito intenso e mau estacionamento, é difícil conseguir que os autocarros andem de forma fluida — a não ser que possam circular em vias reservadas a transportes públicos. O problema é que o número de quilómetros de corredores BUS não está a crescer: pelo contrário, em Lisboa diminuiu ligeiramente e no Porto mantém-se igual há três anos. Para as empresas responsáveis por serviços de autocarros urbanos, a extensão atual é “claramente insuficiente” e contribui para tornar o transporte rodoviário ainda menos competitivo.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ralbuquerque@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate