Sociedade

Queixas contra motoristas TVDE dispararam em 2024, mas também eles se queixam das operadoras

Queixas contra motoristas TVDE dispararam em 2024, mas também eles se queixam das operadoras
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

A cobrança indevida por viagens não realizadas é a principal ocorrência. Bloqueios de contas, valores excessivos cobrados, condução perigosa e comportamento incorreto dos motoristas também são alvos de reclamação. Uber lidera como plataforma que recebeu mais denúncias

Tiago Palma

Jornalista

Entre janeiro e abril — e contabilizando ainda as primeiras semanas de maio —, segundo dados do Portal da Queixa, registaram-se 511 reclamações contra operadores de TVDE em Portugal. É um aumento de 50% face ao mesmo período de 2023.

No que às plataformas diz respeito, quem lidera é a Uber (62% das queixas naquele portal), seguida da Bolt (38%).

O motivo mais apontado nas reclamações dos utilizadores, quase metade (43.9%), é a cobrança indevida por viagens não realizadas. Em seguida aparece, com 12%, o “bloqueio/ativação de conta”, ou seja, utilizadores com problemas no funcionamento das aplicações, figurando em terceiro lugar (8.6%) o valor excessivo (e superior ao previsto) cobrado nas viagens, nomeadamente devido a erros nos trajetos.

Entre o rol de queixas, surgem também a condução perigosa dos motoristas (5.3% das ocorrências) e, até, a não comparência do motorista no local de recolha (5.3%). Há igualmente referência (4.4%) a comportamento incorretos dos motoristas.

No entanto, se os motoristas recebem queixas, também eles denunciam as plataformas onde trabalham. E aqui o número de reclamações (de profissionais) disparou 53% nos primeiros quatro meses do ano.

A liderar a lista de denúncias contra Uber e Bolt está, primeiro, a aprovação de documentos (29.2%) e, de seguida, o bloqueio/ativação de conta (25%). Reportam-se igualmente problemas com o pagamento do serviço prestado (25%) e falta de apoio ao motorista (12.5% das ocorrências).

Esta quinta-feira, em Lisboa, Coimbra, Porto, Faro e Leiria, os motoristas de TVDE voltaram a reunir-se num protesto, reivindicando melhores condições de trabalho e a redução da comissão das plataformas de 25 para 15%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: tpalma@expresso.impresa.pt

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