A burla que ficou conhecida em 2023 por “Olá mãe, olá pai”, cometida através da aplicação de comunicação WhatsApp, já fez 4286 vítimas, o que dá uma média de 13 casos por dia, segundo um balanço provisório da PSP, noticiado pelo “Jornal de Notícias”.
As burlas informáticas têm vindo a aumentar em Portugal e o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria Geral da República indicou ao jornal que, entre o primeiro semestre do ano passado e igual período deste ano, houve, uma subida de 59,97% no número de denúncias.
A burla “Olá mãe, olá pai” teve os primeiros casos reportados em outubro de 2022 e está no topo dos crimes informáticos em Portugal tendo, segundo a PSP, mais incidência nas áreas urbanas e de maior densidade populacional. Consiste na abordagem de vítimas por via do WhatsApp, com o propósito de as convencer de que os seus filhos perderam o respetivo telefone, estando a utilizar um número provisório e pedem uma transferência monetária para esse número ou para uma referência.
A polícia deixou algumas dicas, nomeadamente o contacto por voz com o filho (por exemplo, para o número original) ou fazer perguntas pessoais, que só os mesmos poderiam responder.
Por outro lado, as burlas com recurso à aplicação MB WAY têm vindo a diminuir. Os dados apontam para um total de 3978 vítimas, cerca de 11 por dia.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt