A 25 de janeiro de 2021, a igreja ortodoxa grega celebrou mais um dia de São Gregório de Nazianzo, antigo patriarca de Constantinopla. Grigoris Dimitriadis, secretário-geral e sobrinho do primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, recebeu mensagens por causa disso no seu telefone, como acontece todos os anos. Na Grécia, este tipo de celebração, ou o “dia do nome”, é tão importante como o próprio aniversário. As pessoas com o mesmo nome do santo daquele dia costumam receber felicitações da família e também dos seus contactos profissionais. A ocasião serve para festejar com os amigos.
Mas para 11 personalidades gregas, incluindo um vice-ministro, um governador, o diretor nacional da polícia e um procurador a trabalhar nos serviços secretos, o dia de São Gregório transformou-se num pesadelo. Os seus telemóveis foram atacados com o poderoso software de espionagem Predator, através de mensagens de texto de agradecimento enviadas por servidores informáticos que falsificaram o número de telefone de Grigoris Dimitriadis, o segundo homem mais poderoso do país.
Estas infiltrações são reveladas em documentos confidenciais obtidos pelo projeto de jornalismo de investigação grego Reporters United e partilhados com o o Expresso e os seus parceiros de media, no âmbito da investigação internacional Predator Files, coordenada pelo consórcio EIC (European Investigative Collaborations).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mrpereira@expresso.impresa.pt