O mau tempo que se fez sentir durante a madrugada e a manhã na região de Setúbal provocou 94 ocorrências até às 12:30, mas não há danos significativos nem vítimas, informou hoje a Proteção Civil.
Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil na Península de Setúbal, grande parte das ocorrências registadas na região foram quedas de árvores, mas nenhuma provocou vítimas nem danos significativos.
A situação mais grave, de acordo com a Proteção Civil, ocorreu no concelho de Sesimbra, onde um poste de madeira caiu sobre uma viatura automóvel e partiu o para-brisas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje o distrito de Setúbal sob aviso amarelo, até às 21:00, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes.
O distrito encontra-se ainda sob aviso laranja, devido à agitação marítima, onde estão previstas ondas do quadrante oeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros.
Segundo o IPMA, o estado do tempo no continente vai estar condicionado a partir de hoje por "sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa", por influência da depressão Babet, o que dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas.
Latada cancelada
A Latada, cortejo dos estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, foi hoje adiada, devido às condições meteorológicas adversas, informou hoje a Associação Académica.
Em comunicado, divulgado cerca de duas horas e meia antes do início da iniciativa, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), entidade organizadora, explicou ter tomado a decisão depois de ter conversado com a Proteção Civil.
"Após contacto com a Proteção Civil, informamos que a Latada será adiada para uma data que será posteriormente comunicada".
O cortejo, com carros alegóricos, é um evento integrado na Receção ao Caloiro, onde participam os novos alunos, mas também os restantes estudantes da instituição, que conta com cerca de nove mil matriculados.
"Este deve ser um momento de alegria e união. Deste modo, tendo em conta as condições meteorológicas adversas, zelamos, em primeiro lugar, pelo bem-estar de todos os estudantes", acrescentou a AAUBI.
Devido à realização da Latada estavam previstos impedimentos à circulação automóvel em várias ruas da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, que com a decisão de adiar o cortejo ficam sem efeito.
Espaços verdes fechados
Vários espaços verdes da cidade de Viseu vão estar fechados temporariamente devido ao mau tempo, por haver risco de queda de ramos, anunciou hoje a Câmara.
Num aviso de segurança emitido ao início da manhã de hoje, a autarquia informou que decidiu encerrar temporariamente a Mata do Fontelo, o Parque Aquilino Ribeiro, a Mata do Serrado e a Mata da Quinta do Bosque, atendendo às previsões de fortes rajadas de vento.
A autarquia pediu aos munícipes "que evitem a passagem e permanência em áreas com grande concentração de árvores".
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 20:00 e as 07:00 de hoje 394 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria na Grande Lisboa e Península de Setúbal, que não causaram vítimas.
Em declarações à agência Lusa, Paulo Santos, da ANEPC, adiantou que naquele período foram registadas em todo o país 394 ocorrências, das quais 142 no concelho de Lisboa e 42 na Península de Setúbal, que estão relacionadas sobretudo com quedas de árvores, queda de estruturas, limpeza de vias e inundações.