Santos Populares em Lisboa: ruas cortadas, autocarros alterados, metro a funcionar, mas o lixo pode dar chatices
Metro vai funcionar até às 3h na madrugada de dia 13, Carris também prolonga serviços, apesar dos condicionamentos que vão perturbar muitos dos autocarros
Os Santos Populares em Lisboa, que têm o seu auge na passagem de segunda-feira, 12 de junho, para terça-feira, 13, vão trazer alterações à vida dos lisboetas, e também vão afetar quem vier às festividades.
Desde logo, nem todas as ruas estarão abertas (a Avenida da Liberdade, onde vai haver a desfile das marchas, é o maior exemplo), os autocarros terão de fazer percursos diferentes, mas o Metro de Lisboa estará a funcionar fora de horas (mas não todas). Já a recolha de lixo terá problemas – e esses já podem até estar a sentir-se.
Condicionamentos de trânsito
Como habitualmente, o dia 12 é cheio de condicionamentos de trânsito na cidade de Lisboa. A Avenida da Liberdade terá logo perturbações na madrugada de dia 12, para os ensaios das marchas da cidade. Depois retomar-se-á o trânsito, mas ao início da tarde desse dia 12 vai havendo progressivos condicionamentos, para permitir a descida da Avenida das marchas dos vários bairros.
A Carris explica que ao longo do dia vai havendo sucessivas mudanças no trânsito, com cortes parciais da Avenida e das suas transversais até ao total encerramento, o que terá obrigatoriamente implicações nas carreiras que passam pela cidade.
Mas os problemas não se ficam pela Avenida da Liberdade, já que há diversos bairros com arraiais que levam ao encerramento de vias. Por exemplo, em Santos, zona que já está a viver problemas no trânsito devido à criação da linha circular no Metro de Lisboa, haverá um arraial promovido pela Junta que vai obrigar a mudar os autocarros que ali passam na zona - e isto é de dia 10 a 14.
O elevador da Bica não vai funcionar a partir das 14h de dia 12, e o autocarro que vai ao Castelo de São Jorge, o 737, duas horas antes também já não circulará, bem como o elétrico 12, que sobe a Mouraria.
José Fernandes
Carris reforça carreiras noturnas
Tendo em conta todos os condicionamentos, as linhas noturnas também vão sofrer alterações. Por regra, todas elas terminam no Cais do Sodré, como muitos arraiais ocorrem nos percursos dos autocarros que ali desaguam, não irá acontecer em todas as linhas; umas mudam o caminho para ali fazerem o terminal, outra termina antes em Santa Apolónia, outra no Martim Moniz.
Mas haverá reforços em algumas delas. Na noite de dia 12 e madrugada de 13 haverá reforço entre as 00h e as 06h em três das linhas da madrugada (201, entre o Cais do Sodré e Algés, 207, do Marquês de Pombal até ao Lumiar, e 210, de Santa Apolónia até à Estação do Oriente). “Poderão ser reforçadas outras carreiras e percursos mediante existência de procura”, assinala ainda a Carris.
Metro prolonga serviço até às 03h
O Metro de Lisboa vai estar a funcionar mais tempo do que o habitual: em vez do encerramento pela 01h em toda a rede, há duas linhas – a Verde e a Azul, as que mais perto passam nos bairros antigos da cidade – que vão ter comboios até às 03h.
“Este prolongamento do serviço até as 03 horas da manhã do dia 13 de junho (de 12 para 13), ocorrerá em todas as estações da linha Verde e da linha Azul (com exceção da estação Avenida, que fechará perto das 00h30 por questões de segurança), com circulação de comboios com seis carruagens. As restantes linhas Amarela e Vermelha funcionarão no seu horário habitual”, segundo explica o Metro em comunicado enviado às redações este sábado, dia 10.
A operadora de transportes recomenda aos clientes ocasionais (que não têm passe) que comprem já os bilhetes, de forma antecipada, para “evitar demoras e filas desnecessárias”.
A atividade retoma depois como normalmente pelas 06h30 de dia 13 em toda a rede.
Horacio Villalobos
Problemas na recolha de lixo
Segundo o site da Câmara Municipal de Lisboa, o sistema de recolha de resíduos na capital deverá ressentir-se devido aos feriados do Corpo de Deus (no passado dia 8), do Dia de Portugal (este sábado, 10 de junho), e de Santo António (dia 13).
“A Câmara Municipal de Lisboa vai desenvolver os esforços possíveis para minimizar eventuais constrangimentos. Após este período, será normalizado o sistema de remoção de resíduos e atividades complementares”, aponta o município num comunicado no site, sem recomendações de maior indicadas aos munícipes.