Depressão Óscar ensombra fim de semana de "ponte": continente com chuva e vento intenso, ilhas com chuva forte e trovoada
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se já mau tempo no final da tarde desta quarta-feira nos distritos de Vila Real e Bragança e na quinta-feira nas regiões do Norte e Centro, com chuva forte e trovoada
Nos próximos dias. e apesar de atípica para o mês de junho, é esperada uma vaga de aguaceiros um pouco por todo o continente, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prever também chuva forte e persistente na Madeira e nos Açores, que poderá ser acompanhada de trovoada.
Na generalidade do continente, a chuva manter-se-á pelo menos até à próxima segunda-feira, disse ao Expresso Patrícia Marques, meteorologista do IPMA, o que certamente não agradará aos portugueses que planearam aproveitar o fim de semana alargado propiciado pelo feriado de 8 de junho.
Segundo Patrícia Marques, estas condições meteorológicas devem-se à formação de uma depressão atlântica perto da costa portuguesa e das ilhas, batizada de depressão Óscar. A depressão, cuja atividade é muito intensa e que está atualmente centrada no arquipélago dos Açores, irá aproximar-se nos próximos dias de Portugal, embora já sem a intensidade que se fez e ainda se faz sentir nas ilhas. Prevê-se, por isso, mau tempo no final da tarde desta quarta-feira nos distritos de Vila Real e Bragança e na quinta-feira nas regiões do Norte e Centro com chuva forte e trovoada.
“Continuamos com influência desta depressão nomeada Óscar que trará precipitação para esta quarta-feira com períodos de chuva passando a regime de aguaceiros durante a tarde e que poderão ser temporariamente fortes no interior norte, daí termos emitido aviso amarelo para o final da tarde de hoje [quarta-feira] para Vila Real e Bragança”, explica, em declarações à Lusa, a meteorologista Cristina Simões.
Segundo as previsões do IPMA, o clima irá permanecer instável, com “precipitação e aumento da intensidade do vento”. No caso de Portugal continental, a próxima quinta-feira será o dia com mais precipitação e vento mais forte, ainda que a chuva se deva manter “pelo menos até dia 13”. ”Particularmente nas “regiões norte e centro”, detalha Patrícia Marques
Menos mau, no continente as temperaturas irão manter-se amenas apesar da chuva. Na região de Lisboa, as previsões do IPMA apontam para uma média de 24 graus desde esta terça-feira até domingo, dia 11 de junho. No Porto, ficarão perto dos 21 graus. E em Faro subirão aos 24 graus.
A sul, nas regiões do Alentejo e Algarve, as previsões para sábado e domingo são mais convidativas a passeios, não se esperando tanta precipitação. O sol poderá mesmo brilhar nesses dias, embora de forma ténue. De acordo com a meteorologista Cristina Simões, a depressão Óscar vai influenciar o estado do tempo a partir do final da tarde desta quarta-feira em Vila Real e Bragança, mas terá mais incidência na quinta-feira.
Devido ao mau tempo, os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre estiveram já esta segunda-feira sob aviso amarelo, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir avisos amarelo e laranja para sete das nove ilhas açorianas, devido à possibilidade de ocorrência de chuva, trovoada e vento - previsões estendem-se até pelo menos quinta-feira. Devido a estas previsões, foi emitido aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 12:00 e as 21:00 de quinta-feira.
A situação mais preocupante é mesmo nas regiões montanhosas da ilha da Madeira, que esteve esta terça-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e persistente motivada pela passagem da depressão Óscar. O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, estendeu-se até às 15h00. Segundo a meteorologista Cristina Simões, o “pior já passou na ilha da Madeira”.
A Proteção Civil dos Açores registou, desde esta madrugada, 11 ocorrências na ilha de São Miguel, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem danos pessoais. Na Madeira, O Governo local decidiu suspender a atividade letiva em todas as escolas da ilha devido ao mau tempo. A depressão Óscar já levou também ao cancelamento de oito voos no aeroporto da Madeira e deixou uma pessoa desalojada, anunciaram as autoridades.
No continente não se espera “uma situação não tão severa como a que aconteceu na Madeira”, diz Cristina Simões. "Mas continuamos com alguma instabilidade e daí a continuação da emissão de aviso para estas regiões de precipitação por vezes forte e trovoada para hoje e manhã", salienta.