Exclusivo

Sociedade

Madalena tem 9 anos e já não vai de carro para a escola: passou a ir de Amarelo, os autocarros da Carris com monitores lá dentro

Madalena tem 9 anos e já não vai de carro para a escola: passou a ir de Amarelo, os autocarros da Carris com monitores lá dentro
TIAGO MIRANDA

A Câmara de Lisboa está a testar um projeto que tenta dar resposta a dois problemas - o elevado número de crianças a ir de carro para a escola e o receio de muitos pais em deixá-los ir sozinhos de autocarro. Para isso, está a por monitores em algumas carreiras. De passe ao pescoço, as crianças que já usam o Amarelo sonham agora com o passo seguinte: “Os meus pais disseram que quando eu fizer 9 ou 10 anos já posso ir sozinha de casa até à paragem”

De capuz na cabeça, Madalena, de 9 anos, entra no autocarro e valida o passe que traz pendurado numa fita ao pescoço. À sua espera, à porta, está o monitor que a ajuda a levar a mochila de rodinhas até aos bancos onde irão sentar-se os outros colegas que, de paragem em paragem, também entram naquela carreira do Amarelo que vai dos Olivais à Encarnação, em Lisboa.

Madalena deixou de ir de carro para a escola há já uns meses, acha que o Amarelo é uma boa ideia, os pais ficam tranquilos e nem tem de os avisar quando chega à escola. Entretanto, já se habituou à nova rotina: acorda às 7h40, levam-na a pé à paragem e chega à escola às 8h30, ainda com meia hora para brincar antes das aulas do 4.º ano.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ralbuquerque@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas