Exclusivo

Sociedade

Orientador espiritual de André Ventura afastado por denúncia de abuso: "Imputações são totalmente falsas" e "caluniosas", diz o padre

Orientador espiritual de André Ventura afastado por denúncia de abuso: "Imputações são totalmente falsas" e "caluniosas", diz o padre
Horacio Villalobos/Getty Images

O padre Mário Rui Pedras, pároco da igreja de São Nicolau, na Baixa de Lisboa - e confessor de André Ventura - divulgou um comunicado aos paroquianos a dizer que o seu nome constava na lista de suspeitos de abusos. O sacerdote diz que a denúncia, anónima, é “cobarde” e falsa, garante que nada fez de errado e promete fazer tudo para restabelecer a “honra”.

No dia 20 de março, o padre Mário Rui Pedras, pároco das igrejas de São Nicolau e da Madalena, na Baixa de Lisboa, foi chamado ao Patriarcado de Lisboa para receber a informação de que o seu nome consta da lista de alegados abusadores que a Comissão Independente entregou na Diocese de Lisboa. Num comunicado divulgado esta quarta-feira aos paroquianos, o sacerdote anuncia seu afastamento de funções na paróquia, diz-se “chocado”, por essas “imputações serem totalmente falsas”, alegando tratar-se de uma “denúncia anónima, falsa, caluniosa, sem qualquer elemento útil ou prestável para investigação”.

Dirigindo-se aos paroquianos de uma igreja onde também são rezadas (por outro padre) missas tridentinas em latim garante-lhes: “Quero que fiquem seguros de que nada fiz de errado, de desrespeitador, ou de criminoso”.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: elourenco@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas