Sociedade

Enfermeiros recebem atualização do vencimento

Enfermeiros recebem atualização do vencimento
Horacio Villalobos/Getty Images

Mais de 15 mil enfermeiros receberam esta quarta-feira o vencimento de dezembro com a nova posição remuneratória e retroativos a janeiro deste ano. Os restantes profissionais serão abrangidos nos próximos processamentos, com a retroatividade assegurada

É um presente de Natal, muito modesto dizem os profissionais, que o Ministério da Saúde começou esta quarta-feira a oferecer aos enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Um total de 15.198 receberam o vencimento de dezembro já com a nova posição remuneratória e retroativos a janeiro de 2022. Nos próximos processamentos serão incluídos os restantes.

“Os enfermeiros do SNS recuperam a partir de hoje a progressão salarial decorrente da respetiva contagem de pontos, a que acresce o pagamento do valor calculado para esta atualização salarial com efeitos retroativos a janeiro de 2022. O compromisso central do Governo de valorização das carreiras profissionais que integram o SNS atinge um marco importante neste dia, em que um conjunto significativo de enfermeiros vai ver atualizada a sua posição remuneratória”, salienta em comunicado o gabinete ministerial. E reconhece, “o que só foi possível com o empenho e diálogo com as estruturas representativas dos trabalhadores ao longo dos últimos meses”.

Segundo a tutela, “descongela-se a progressão salarial dos enfermeiros, suspensa quase há 20 anos, o que permitirá que cerca de 20 mil enfermeiros subam uma ou duas posições remuneratórias, numa justa progressão que distingue e compensa os profissionais do SNS” e, “um aspeto muito marcante, é a garantia de que os enfermeiros são tratados de forma equitativa, independentemente do respetivo regime de vinculação ao SNS”.

A medida tem um impacto orçamental de 72 milhões em 2022 e cerca de 80 milhões no próximo ano.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas