Sociedade

Temporal nos Açores: Portos e estradas encerradas, 34 ocorrências quase todas resolvdas, ilha das Flores é a mais atingida

Temporal nos Açores: Portos e estradas encerradas, 34 ocorrências quase todas resolvdas, ilha das Flores é a mais atingida

Autoridades registaram 34 ocorrências em seis ilhas dos Açores na sequência da depressão ‘Efrain’. Maioria das situações foi resolvida durante a tarde. Ilhas das Flores e do Corvo estão até às 00h00 deste domingo sob aviso vermelho, esperando-se ondas entre os 10 e os 20 metros.

A Proteção Civil dos Açores registou 34 ocorrências em seis ilhas até às 18h25 devido ao mau tempo. As situações registadas foram sobretudo quedas de árvores, danos de estruturas, inundações de vias e em habitações, derrocadas e transbordos de ribeiras.

Numa nota emitida pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) para ponto de situação das ocorrências provocadas pela passagem da depressão 'Efrain' pelo arquipélago, é referido que, desde as 20h00 de sexta-feira e às 18h25 (17h25 nos Açores), "foram registadas 34 ocorrências em seis ilhas (São Miguel, Terceira, Faial, São Jorge, Pico e Flores)".

Após uma manhã em que a ondulação do mar chegou aos dez metros de altura, o nível das águas voltou a subir por volta das 14h, confirmou ao Expresso o capitão do porto da Horta e das Flores.

João Cabeças fala numa situação “estável” e sem “danos significativos” no porto da ilha das Flores, a que está a ser mais fustigada pela depressão Efrain. No entanto, os portões do edifício em construção da Autoridade Portuária foram arrombados pela força do mar, e a instalação elétrica ficou danificada. A água arrancou ainda algumas pedras do quebra-mar – e por isso o acesso ao porto deverá permanecer encerrado até que seja feita “uma inspeção que garanta as mínimas condições de segurança”, diz João Cabeças.

Devido aos efeitos do temporal, que se deverá arriscar “tudo indica que não haverá condições para fazer a inspeção e levar a cabo eventuais trabalhos na próxima semana”, arrisca o capitão do porto.

Na costa sul da ilha do Faial também foram fechados os acessos a todas as zonas ribeirinhas. Com a ajuda da PSP, algumas estradas também foram cortadas. O porto da ilha do Pico também foi encerrado após a entrada em força do mar.

O SRPCBA disse ainda ter a informação de que alguns troços da Avenida do Mar, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, foram encerrados à circulação.

De acordo com uma nota divulgada pela Câmara de Ponta Delgada, "devido à forte agitação marítima foi determinado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil o encerramento à circulação na Avenida do Mar e no troço da Avenida Litoral compreendido entre o Clube Naval de Ponta Delgada e a Rotunda de Belém".

A autarquia dá ainda nota da ocorrência, desde as 2h00 de hoje, de "cerca de uma dezena de ocorrências nas freguesias de Arrifes, Capelas, Feteiras, Mosteiros, Relva, Santo António e São Roque", concelho de Ponta Delgada.

"As situações reportadas estão relacionadas, sobretudo, com inundações de vias municipais, habitações e estabelecimentos comerciais, pequenas derrocadas e transbordos de ribeiras. Foram ainda registados danos em viaturas nas freguesias de Arrifes e Capelas", lê-se na mesma nota, onde é assinalado que "a maior parte das ocorrências já foram resolvidas".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para vermelho o aviso de agitação marítima para as ilhas do grupo Ocidental do arquipélago dos Açores -- Flores e Corvo.

As ilhas das Flores e do Corvo estão até às 00h00 de domingo sob aviso vermelho, sendo esperadas ondas de sudoeste que podem atingir os 20 metros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: tsoares@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas