Mais de mil vacinados contra a monkeypox em Portugal
Surto da infeção viral teve início há seis meses. Autoridades de saúde já notificaram 948 casos entre a população
Surto da infeção viral teve início há seis meses. Autoridades de saúde já notificaram 948 casos entre a população
Jornalista
Meio ano depois do primeiro diagnóstico de monkeypox em Portugal, as autoridades nacionais de saúde somam um total de 948 casos confirmados. A infeção viral pode ser prevenida por vacina e, desde julho, foram já inoculadas 1190 pessoas, entre contactos próximos de doentes e pessoas com maior risco de exposição.
Portugal foi um dos primeiros países a detetar casos da infeção, que por ter “características diferentes de situações anteriores, viria a tornar-se uma emergência de saúde pública de âmbito internacional, tendo sido necessário, em Portugal e nos outros países, identificar os principais sintomas, períodos de incubação e vias de transmissão, de forma a informar e definir medidas de prevenção eficazes e interromper cadeias de transmissão”, explica o Ministério da Saúde.
O centro comunitário Checkpoint LX do GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos foi dos primeiros locais a dar o alerta para a circulação do vírus monkeypox em Portugal, tendo criado uma linha telefónica de apoio. Em novembro há registo de apenas um caso, o balanço mais reduzido desde o início do surto.
“Apesar da baixa circulação do vírus atualmente”, os responsáveis de saúde “recomendam fortemente a vacinação das pessoas em risco”. A administração da vacina requer marcação prévia e é disponibilizada mediante o cumprimento de critérios de elegibilidade.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes