Exclusivo

Sociedade

“Somos um país de velhos e não ensinamos os médicos a cuidar dos velhos. Se há pediatras para as crianças porque não há geriatras?”

“Somos um país de velhos e não ensinamos os médicos a cuidar dos velhos. Se há pediatras para as crianças porque não há geriatras?”
Morsa Images

No Dia internacional do Idoso, o médico João Gorjão Clara* fala do desconhecimento da sua classe no diagnóstico e tratamento dos maiores de 80, nos quais as doenças mais comuns têm sintomas atípicos, mascarando o socorro; da necessidade de médicos nos lares; da urgência de uma especialidade em geriatria e da criação de unidades a eles dedicados nos hospitais, que nunca se adaptaram ao envelhecimento da população. Muito do que defende está no Plano Hospitalar Para Idosos, hoje lançado na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Criou este ano a Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados. Há um bom acompanhamento nos lares de terceira idade? Os idosos são bem tratados? É difícil esquecer o caso da utente da Misericórdia de Boliqueime coberta de formigas e com feridas.
Esse é só um caso, mas veio reforçar de uma maneira muito gritante aquilo que já sentia há uns anos e que me fez criar a associação. É urgente otimizar a assistência que se presta aos idosos nos lares. E a melhor maneira de o fazer é lutar junto da tutela para que, numa regulamentação futura, os lares sejam obrigados a contratar médicos para obterem o alvará.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RMoleiro@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas