Sociedade

Ministra da Agricultura diz que esclarecerá no Parlamento polémica com a Confederação dos Agricultores

Ministra da Agricultura diz que esclarecerá no Parlamento polémica com a Confederação dos Agricultores
PEDRO NUNES

Reagindo às críticas sobre a seca da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) a ministra disse: "É melhor perguntar porque é que durante a campanha eleitoral a própria CAP aconselhou os eleitores a não votar no Partido Socialista". Consideração que a CAP quer agora ver esclarecida e que Maria do Céu Antunes adia para futura discussão no parlamento

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, disse este sábado, em Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, que aguarda a ida ao Parlamento para esclarecer as suas declarações sobre a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

"Sobre esta matéria não tenho mais nada a acrescentar. Aguardo a minha ida ao Parlamento para esclarecer aquilo que disse e aquilo que outros disseram. Mas, verdadeiramente, para poder elucidar os senhores deputados e os portugueses do trabalho do Governo, e do Ministério da Agricultura em particular, para fazer face ao momento difícil que vivemos", disse Maria do Céu Antunes.

Na quarta-feira, instada pelos jornalistas a responder a críticas dirigidas à tutela pelo secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que disse ser "inexistente" a resposta do Governo para mitigar o impacto da seca no setor da produção e alimentação animal, a ministra devolveu a pergunta. "É melhor perguntar porque é que durante a campanha eleitoral a própria CAP aconselhou os eleitores a não votar no Partido Socialista", retorquiu.

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) classificou como "perplexizantes" as declarações da ministra da Agricultura e defendeu carecerem de explicação.

Na sequência, a Iniciativa Liberal apresentou um requerimento para ouvir no parlamento a ministra da Agricultura sobre a resposta da tutela à situação de seca no país, criticando as declarações de Maria do Céu Antunes, enquanto o Chega exigiu "um pedido formal de desculpas" à Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e aos agricultores.

As declarações de Maria do Céu Antunes foram também condenadas pelo secretário-geral do PSD, Hugo Soares, que classificou como "descabelada" a reação da ministra da Agricultura às críticas da CAP.

A ministra da Agricultura visita hoje a ExpoMoncorvo, um certame que decorre na vila de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, e que é dedicado à agricultura, pecuária e atividades económicas deste concelho.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas