Sociedade

Administração regional diz que maternidade do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, reabriu às 20h00

Administração regional diz que maternidade do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, reabriu às 20h00
José Fernandes

O serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, reabriu às 20:00 de hoje, informou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT)

Em comunicado, para atualizar o ponto da situação do funcionamento em rede das maternidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a ARSLVT refere que a de Loures era a única cujas urgências tinham previsão de ficar encerradas até às 08:00 de segunda-feira, com o reencaminhamento das utentes para outras maternidades.

No final da manhã de hoje a ARSLVT tinha indicado à agência Lusa que os "constrangimentos pontuais" serão "supridos por outras unidades da região, que assegurarão a resposta do SNS".

A Administração Regional de Saúde informou ainda que foram realizados 146 partos na sexta-feira e no sábado nas maternidades dos 13 centros hospitalares que possuem essa valência, o que afirma atestar "o funcionamento em rede das unidades do Serviço Nacional de Saúde".

Referia ainda que se mantém em "estreita colaboração" com os ARSLVT, hospitais da região e o centro de orientação de doentes urgente (CODU)/Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para "garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da região em segurança".

Caso haja necessidade de encaminhar utentes, as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta, sublinhava na anterior nota.

Por outro lado, a ARSLVT agradece aos profissionais de saúde que vão assegurar a prestação de cuidados pelo esforço adicional, e apelava também à compreensão dos utentes, "lamentando, desde já, o constrangimento que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate