Sociedade

Ramsay Hunt. Que síndrome é esta que paralisou Justin Bieber?

Justin Bieber anunciou que sofre da síndrome de Ramsay Hunt
Justin Bieber anunciou que sofre da síndrome de Ramsay Hunt
Dimitrios Kambouris / Getty Images

Paralisia facial, fortes dores no ouvido e vertigens são alguns dos síntomas desta doença que não é contagiosa. Indivíduos imunossuprimidos, diabéticos, crianças ou idosos, que já tenham sofrido de varicela, são as pessoas mais vulneráveis à doença

Margarida Mota

Jornalista

Justin Bieber, que há dias tinha sido notícia ao cancelar três concertos nos Estados Unidos e no Canadá "por motivos de saúde", concretizou este sábado a razão do seu afastamento. Num vídeo publicado no Instagram, informou que foi diagnosticado com a síndrome de Ramsay Hunt, que lhe paralisou o lado direito do rosto.

Também designado herpes-zoster do ouvido, trata-se de uma infeção do nervo facial e auditivo. Para além de provocar manchas e bolhas vermelhas junto à orelha, esta síndrome provoca paralisia facial, problemas de audição e vertigens, sintomas “fatais” para um artista mexido em palco como o canadiano.

No vídeo que divulgou, o cantor de 28 anos mostra como não consegue sorrir, piscar o olho ou mexer o nariz.

Doença não é contagiosa

Esta doença, que é causada pelo vírus herpes-zoster, não é contagiosa. Mas o vírus, alojado nas tais bolhas que surgem junto à orelha, pode ser transmitido e causar varicela em quem ainda não teve a infeção.

Os principais sintomas são:

  • Paralisia facial

  • Forte dor no ouvido

  • Vertigens

  • Dores de cabeça

  • Dificuldade para falar

  • Febre

  • Olhos secos

  • Alterações no paladar

O risco de desenvolver esta doença é maior em indivíduos imunossuprimidos, diabéticos, crianças ou idosos, que tenham sofrido de varicela.

James Ramsay Hunt, que dá nome à doença, foi um neurologista norte-americano que serviu na I Guerra Mundial. Nascido em Filadélfia, em 1872, faleceu aos 65 anos, em Nova Iorque. Foi ele quem primeiro descreveu a síndrome que atirou Justin Bieber para fora dos palcos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MMota@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate