Sociedade

Criança de três anos com hepatite aguda está fora do quadro clínico descrito pelo ECDC

Hospital São João, no Porto
Hospital São João, no Porto
Wikimedia Commons

O Hospital de São João informou, na manhã desta sexta-feira, que a criança de três anos internada com hepatite aguda não está dentro do quadro clínico surto que afetou, até ao momento, cerca de 200 pessoas em vários países europeus e do mundo

Criança de três anos com hepatite aguda está fora do quadro clínico descrito pelo ECDC

Joana Ascensão

Jornalista

Os resultados dos exames ao menino de 21 meses, conhecido na manhã desta sexta-feira, excluíram a hipótese do quadro de hepatite aguda que tem sido descrito.

Diz o hospital em comunicado que "a criança testou positivo para três vírus, entre os quais o Influenza A, sendo que qualquer um deles pode ter sido a causa da patologia hepática aguda que foi diagnosticada".

Nos cerca de 200 casos de hepatite aguda diagnosticados por vários países europeus e do mundo, uma grande percentagem de crianças (no Reino Unido chega aos 70%) está infetada com um adenovírus (vírus que provoca constipações) já conhecido e tem sintomas como vómitos, diarreia e pele e olhos amarelados.

Nesta quinta-feira, o mesmo hospital assumiu como suspeito o caso do menino, por ter sido internado com uma hepatite aguda (inflamação do fígado) provocada por um agente desconhecido e sem historial clínico anterior - era um menino saudável. Cumpriu, de seguida, o procedimento elaborado pela Sociedade Portuguesa de Pediatria, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas, para normalizar o que fazer em caso de suspeita de hepatite aguda pediátrica.

"O menino encontra-se estável e a evoluir favoravelmente", informa também o hospital.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jascensao@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate