Portugal recebeu mais de 10 mil refugiados da Ucrânia em três semanas

Ucrânia é o terceiro país com mais imigrantes em Portugal
Nas últimas três semanas, Portugal recebeu 10.068 refugiados da Ucrânia. De acordo com o jornal “Público”, o número quase que iguala o mesmo número de refugiados, de todos os países, que Portugal acolheu desde 2015 (10.927). Os refugiados provenientes da Ucrânia entram em Portugal ao abrigo das novas medidas de proteção lançadas pelo Governo, que facilitam e aceleram a regularização destes cidadãos.
Quanto à plataforma online para facilitar a apresentação de pedidos de proteção temporária por ucranianos ou por cidadãos de outras nacionalidades que tiveram de fugir daquele território, que o SEF lançou, na segunda-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) esclarece que o objetivo é operacionalizar o mecanismo simplificado criado pelo Governo para quem tenha sido forçado a sair da Ucrânia. "Esta é uma situação verdadeiramente excepcional, associada a uma situação de conflito armado na qual impera um dever de solidariedade e humanismo, o qual norteou a intervenção das autoridades nacionais, em linha com o que vem sendo feito na esmagadora maioria dos países europeus'', diz o MAI.
Segundo a Organização Mundial para as Migrações já saíram da Ucrânia três milhões de pessoas, 157 mil de países terceiros. No ano passado, mais de 27 mil ucranianos viviam em Portugal. Já em 2022, depois da invasão da Rússia à Ucrânia, o número de ucranianos terá disparado para cima dos 37 mil, colocando o país no terceiro mais representado em Portugal em termos de imigrantes.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt