Adiada duas vezes devido à pandemia de covid-19, a segunda Conferência dos Oceanos, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), já tem nova data marcada para Lisboa. “Se tudo correr bem, decorrerá entre 27 de junho e 1 de julho de 2022”, indica o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, ao Expresso.
Mas enquanto não acontece o megaevento internacional para impulsionar melhores políticas de governação dos oceanos, outros passos vão sendo dados para “reforçar os compromissos para alcançar oceanos mais saudáveis e sustentáveis, e produzir mais conhecimento, prosperidade e equidade social”, sublinha Serrão Santos. Os alertas dos últimos relatórios científicos sobre os oceanos a isso obrigam, já que confirmam que os impactos das alterações climáticas com origem antropogénica estão a aumentar a temperatura e a acidificação dos oceanos e a afetar a sua biodiversidade e a sua capacidade amortecedora dos efeitos das concentrações de gases de efeito de estufa no planeta.
Dois navios como palco de conversações
Para debater o papel da ciência oceânica e dos eventos que estão na calha, o ministro do Mar reúne-se, esta quinta-feira, com um governante norueguês a bordo de duas embarcações acostadas no porto de Lisboa. Primeiro Ricardo Serrão Santos recebeu o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Jens Frølich Holte, a bordo do navio de investigação português Mário Ruivo, para dialogarem no âmbito do Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável do Oceano sobre “os esforços em curso para a realização da segunda Conferência da ONU sobre os Oceanos, co-organizada pelos governos de Portugal e do Quénia, que se realiza em 2022 em Lisboa.
No final da tarde é a vez de o ministro português subir a bordo do navio-escola norueguês “Statsraad Lehmkuhl”, que partiu de Arendal, na Noruega, a 20 de Agosto e permanecerá acostado em Lisboa durante três dias, antes de seguir a sua volta ao mundo em 608 dias (20 meses) e acostando em 36 portos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ctomas@expresso.impresa.pt