Sociedade

Portugal é o país da UE onde é mais frequente beber álcool todos os dias

Portugal é o país da UE onde é mais frequente beber álcool todos os dias
Getty Images

Em Portugal um quinto da população bebe todos os dias, o que faz com que seja o país da UE com a maior percentagem de pessoas que consomem álcool diariamente. No entanto, Portugal não é dos Estados-membros com mais episódios de consumo excessivo

Em toda a União Europeia, a ingestão diária de álcool é mais frequente em Portugal: um quinto da população (20,7%) bebe todos os dias, logo depois de Espanha (13%) e de Itália (12,1%). No entanto, Portugal não é dos países da UE com mais episódios de consumo excessivo de álcool. Os dados são do Eurostat, foram publicados esta sexta-feira, no dia internacional da cerveja, e referem-se a 2019.

Nesse ano, pelo menos 8,4% da população adulta da União Europeia consumiu álcool diariamente. Por outras palavras, um em cada doze adultos bebe todos os dias.

Em Portugal, segundo os dados do gabinete de estatísticas da Comissão Europeia, os homens bebem com mais frequência do que as mulheres: 33,4% contra 9,7% respetivamente. Portugal é, por isso, o país da UE com a maior disparidade de género no que toca ao consumo diário de álcool. Mais uma vez, segue-se Espanha (20,2% vs. 6,1%).

Na verdade, esta disparidade verifica-se em todos os Estados-membros. “Em todos os países europeus, as mulheres representam uma percentagem significativamente mais elevada de indivíduos que nunca consumiram álcool ou que não o tinham consumido nos últimos 12 meses”, indica o Eurostat.

O consumo diário aumenta com a idade, mostram os dados. A percentagem mais baixa de pessoas que beberam todos os dias foi registada na faixa etária dos 15 aos 24 anos (1%). Já a percentagem mais elevada foi entre as pessoas com 75 ou mais anos (16%).

Entre os países da UE, a Croácia é quem tem a percentagem mais elevada de população que nunca ingeriu álcool ou que não o tinha consumido nos últimos 12 meses (38,3%). A Letónia e a Lituânia têm a menor percentagem de pessoas que bebem diariamente (1,0%).

Consumo excessivo é mais frequente na Dinamarca

Apesar de Portugal ser o país onde é mais frequente as pessoas beberem todos os dias, não é um dos que apresenta mais episódios de consumo excessivo de álcool.

A chamada “bebida episódica pesada” é definida como a ingestão do equivalente a mais de 60 gramas de etanol puro numa única ocasião, explica o Eurostat. Entre todos os Estados-Membros, 4% (no Chipre e em Itália) a 38% (na Dinamarca) dos adultos afirmam ter tido episódios de consumo excessivo de álcool pelo menos uma vez por mês.

A Dinamarca, a Roménia e o Luxemburgo ocupam as primeiras três posições da tabela. Já Portugal fica bem abaixo destes países e também da média da UE (19%): só 12% da população portuguesa diz ter episódios de consumo excessivo pelo menos uma vez por mês. Os dados são relativos a 2019.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mtribuna@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas