Sociedade

Alguns distritos ficaram sem acesso à linha de emergência médica com o 'apagão', mas o sistema já está a funcionar

Alguns distritos ficaram sem acesso à linha de emergência médica com o 'apagão', mas o sistema já está a funcionar
Jeff J Mitchell/Getty Images

Este sábado à tarde a linha 112 ficou sem funcionar devido aos cortes de eletricidade que afetaram várias zonas do país. O serviço entretanto já foi reposto na totalidade, garantiu a PSP

O número de emergência médica 112 ficou sem funcionar este sábado à tarde em alguns distritos do país, devido à falha de eletricidade, estando neste momento o sistema a operar plenamente, segundo a PSP.

Inicialmente a Polícia de Segurança Pública tinha referido que o centro operacional do 112 de Lisboa tinha sido afetado pela falha de eletricidade que atingiu Portugal, mas o atendimento das chamadas foi assegurado com a entrada em funcionamento dos sistemas de redundância.

Entretanto, o porta-voz da PSP, Nuno Carocha, disse que "o sistema de redundância não funcionou em pleno", por motivo que desconhecem, mas que estão a averiguar.

"Por esse motivo, alguns distritos ficaram sem resposta pelo sistema 112 durante uma janela temporal que estamos a analisar", afirmou, sublinhando que, neste momento, todo o número de emergência médica 112 está a "funcionar normalmente".

O número de emergência médica 112 é gerido pela PSP e as chamadas são atendidas pelos centros que efetuam a triagem e encaminhamento para as forças de segurança, INEM e bombeiros.

Um problema no fornecimento de eletricidade na Europa atingiu durante a tarde vários países, entre os quais Portugal, onde vários concelhos, de Norte a Sul, sofreram um "apagão".

O fornecimento entretanto já foi reposto, revela em comunicado a E-REDES.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate