Sociedade

DGS identifica cerca de 20 casos associados aos festejos do Sporting

DGS identifica cerca de 20 casos associados aos festejos do Sporting
JOSE SENA GOULAO

As autoridades identificaram até ao momento cerca de 20 casos de covid-19 associados aos festejos da vitória do Sporting, "sendo natural que possam existir mais, em que não tenha sido possível verificar a respetiva associação ao evento".

As autoridades de Saúde identificaram até ao momento cerca de duas dezenas de casos de infeção por SARS-CoV-2 associados aos festejos da vitória do Sporting no campeonato de futebol. Em resposta ao Expresso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) admite que esta não seja ainda uma contabilidade fechada, "sendo natural que possam existir mais casos, em que não tenha sido possível verificar a respetiva associação a este evento".

Embora referindo que "os ajuntamentos estão, naturalmente, associados a um maior risco de propagação da infeção", a DGS garante que as celebrações "não explicam na totalidade" o crescimento de novos casos em Lisboa, sendo a causa "multifactorial" e a evolução "lenta e gradual", com maior incidência nos jovens. Avançam que há casos identificados em contexto familiar/social, escolar e laboral, sendo o desconfinamento e "outros eventos" apontados também como causas.

"A incidência cumulativa a 14 dias por cem mil habitantes no concelho de Lisboa tem tido uma tendência crescente desde o início do mês de maio, seguindo o padrão nacional em termos de distribuição etária, já que se verifica uma maior incidência na população de adultos jovens", explicam. A situação, garante a DGS, está a ser acompanhada e monitorizada em articulação com as autoridades de saúde regional e locais.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ralbuquerque@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate