A partir desta sexta-feira e até 26 de março, qualquer cidadão com um terreno pode levantar até 10 árvores autóctones num dos 39 postos de recolha distribuídos pelo país. A iniciativa é do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que tem 50 mil medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos para distribuir. Já entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares e os proprietários rurais (com área não superior a 5.000 m2 ) podem levantar até 100 exemplares.
O objetivo é assinalar o Dia Internacional das Florestas, que se celebra a 21 de março, e o lema é "Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar". As espécies autóctones foram produzidas nos viveiros do ICNF que quer “comemorar esta data envolvendo todos os cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades”.
Os interessados têm de se inscrever por email para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt, ou contactar os postos do ICNF nas regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Os levantamentos dependem da disponibilidade em cada local e o transporte das árvores fica à responsabilidade dos cidadãos. Depois de plantarem as árvores, devem fotografá-las e partilhar a imagem com a hashtag #ICNFsomosTODOS, indica o ICNF.
O Dia Internacional das Florestas é celebrado há 149 anos. A iniciativa começou no Nebrasca (EUA), em 1872, com o objetivo de enfrentar a falta de árvores, e internacionalizou-se em 2012, recorda o ICNF em comunicado. A celebração está também associada ao início da primavera, cujo equinócio este ano acontece às 09h37 de 20 de março.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ctomas@expresso.impresa.pt