Sociedade

Ministério da Administração Interna ordena ao SEF que pague com urgência a indemnização à família de Ihor Homeniuk

Ihor Homeniuk aterrou em Portugal às 11h de 10 de março. Morreu às 18h40 do dia 12
Ihor Homeniuk aterrou em Portugal às 11h de 10 de março. Morreu às 18h40 do dia 12

Valor da indemnização à família de Ihor Homeniuk é de mais de 800 mil euros. E foi fixado pela Provedora de Justiça

Ministério da Administração Interna ordena ao SEF que pague com urgência a indemnização à família de Ihor Homeniuk

Hugo Franco

Jornalista

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, ordenou esta quinta-feira ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que proceda, "com caráter de urgência", ao pagamento da indemnização aos herdeiros do cidadão Ihor Homeniuk. Recorde-se que há um dia, o primeiro-ministro António Costa tinha assinado o pagamento aos herdeiros do cidadão ucraniano assassinado no Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Lisboa. Três inspetores do SEF são acusados do homicídio em março do ano passado.

O valor da indemnização é de mais de 800 mil euros. Foi fixado pela Provedora de Justiça e aceite pela família de Ihor Homeniuk.

"Recorde-se que este pagamento do Estado decorre ao abrigo do mecanismo extrajudicial, de adesão voluntária, ágil e simples, destinado à determinação e ao pagamento célere da referida indemnização, por perdas e danos, não patrimoniais e patrimoniais, aprovado para o efeito pela Resolução do Conselho de Ministros, de 14 de dezembro, que determinou, ainda, que a indemnização seja suportada pelo orçamento do SEF", refere o MAI em comunicado

O MAI adianta ainda que este despacho é assinado precisamente um mês após a publicação da Resolução do Conselho de Ministros, "demonstrando todo o empenho em assegurar, da forma mais célere possível, a indemnização à família de Ihor Homeniuk".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: HFranco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate