O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso amarelo 10 distritos, mais a norte, sob aviso amarelo a partir deste sábado e até segunda-feira de manhã.
Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre estão sob aviso entre as 00:00 de hoje e as 07:00 de segunda-feira.
Guarda e Bragança vão ser hoje os distritos com as temperaturas mínimas mais baixas (-3º Celsius) e a cidade de Faro com a máxima mais elevada (14º).
Na próxima segunda-feira, dia 4, a Guarda deverá registar queda de neve e, nos dois dias seguintes, sem nuvens, as temperaturas mínimas vão cair para os -5º, naquela que é a cidade mais alta do país. A neve regressará à Guarda nos dias 7,8 e 9 de janeiro.
Mínimas de -10º no ponto mais alto da Serra da Estrela
Mas o recorde das temperaturas negativas deverá registar-se na próxima terça-feira, dia 5, com -10º de mínima no ponto mais elevado da Serra da Estrela, dia em que a temperatura máxima não deverá ir além dos -4º. A neve, porém, só deverá cair na Serra da Estrela a partir da próxima quinta-feira e durante todo o fim-de-semana seguinte.
Na próxima semana, o dia mais frio em Lisboa, será a quarta-feira, dia 6, com os termómetros a atingirem mínimas de 2º e máximas de 9º.
A partir das 00:00 de domingo e até às 07:00 de segunda-feira também os distritos de Évora, Faro, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa e Beja estarão sob aviso amarelo devido ao frio.
Tempo frio e alguma chuva fraca
Os avisos do IPMA variam entre o vermelho (o mais grave), o laranja e o amarelo. Este último significa que se está perante uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica e que a população deve acompanhar a evolução das condições meteorológicas.
O IPMA prevê para hoje tempo frio e uma pequena descida da temperatura mínima.
Aguarda ainda céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado no litoral oeste e no interior Norte e Centro até meio da tarde, com possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos no litoral oeste.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt