Exclusivo

Sociedade

Covid-19. Natal sem restrições pode causar mais 1500 mortes

Covid-19. Natal sem restrições pode causar mais 1500 mortes
golero/Getty Images

Projeções apontam para que pelo menos 20 mil portugueses estejam contagiosos na altura do Natal, a maioria sem saber. Matemático estima, no mínimo, 800 mortes a mais

Covid-19. Natal sem restrições pode causar mais 1500 mortes

Isabel Leiria

Jornalista

Por altura do Natal e se os números da epidemia continuarem a descer ao ritmo das últimas semanas, haverá, no mínimo, cerca de 20 mil portugueses que estão infetados e contagiosos, a maioria dos quais sem o saber, por estarem assintomáticos, não terem ainda desenvolvido sintomas ou estes serem ligeiros. A estimativa é feita por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e foi apresentada por Henrique de Barros, também presidente do Conselho Nacional de Saúde, na última reunião do Infarmed. O contágio silencioso é o que torna esta pandemia mais difícil de controlar e numa altura em que os contactos vão inevitavelmente ser mais do que os habituais, o impacto na subida de novos casos e mortes em consequência do Natal é uma certeza.

“Se em cada família o risco é pequeno, multiplicar por milhares de reuniões familiares corresponde à ocorrência de muitas infeções”, avisou Henrique de Barros. Os cálculos de probabilidade de contágio também estão feitos: dentro do mesmo agregado familiar, se uma pessoa estiver infetada a probabilidade de contágio é de 23%, o que significa que, numa família de cinco pessoas a viver na mesma casa, uma vai infetar mais outra; se a família for de 10 pessoas, o infeccioso passará o vírus a duas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ILeiria@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate