Sociedade

Morreu o jornalista Pedro Camacho

Morreu o jornalista Pedro Camacho

O jornalista, antigo diretor da revista Visão, morreu este sábado aos 59 anos

O jornalista Pedro Camacho, que liderava a Direção de Inovação e Novos Projetos da Agência Lusa, morreu este sábado aos 59 anos. Internado há cinco semanas no Hospital de Cascais devido ao novo coronavírus, o jornalista não resistiu às complicações da covid-19 agravadas por duas infeções causadas por bactérias hospitalares.

Entre 2015 e 2018, o jornalista foi diretor da agência de notícias, depois de ter sido diretor da revista "Visão" e publisher do Grupo Impresa durante uma década, entre 2005 e 2015. No seu currículo constam anda passagens pelos jornais Público e Diário de Notícias, nos quais, entre várias funções, foi responsável pelas respetivas editorias de Economia.

Numa nota interna, o presidente do Conselho de Administração (CA) da Lusa, Nicolau Santos, enalteceu as "reconhecidas capacidades de agregar vontades e dirimir conflitos" de Pedro Camacho, reforçando que enquanto diretor de Inovação e Novos Projetos "desenvolveu diversos projetos muito importantes para a Agência, colocando todo o seu entusiasmo e dedicação na concretização dos mesmos".

"Com o seu falecimento, a Lusa perde um dos seus mais prestigiados jornalistas e eu perco um leal companheiro, cujos conselhos sempre foram fundamentais para decisões importantes que tiveram de ser tomadas", acrescentou o atual presidente do CA da Lusa.

Quando deixou a Visão, em 2015, o grupo da SIC e do Expresso agradeceu também o contributo de Pedro Camacho pautado "pelos elevados padrões éticos e deontológicos do jornalismo" e pelo seu "esforço e dedicação pessoais e pela forma irrepreensível como conduziu o processo de transição".

Pedro Camacho era irmão do antigo jornalista da SIC Paulo Camacho e filho de Rui Camacho, antigo chefe de redação da ANOP, e de Helena Marques, jornalista e escritora que morreu no passado dia 20 de outubro, aos 85 anos, também vítima de covid-19.

(Artigo atualizado às 18h36)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate