Morreu esta quarta-feira, aos 76 anos, Nuno Teixeira, o homem que tem no currículo a realização da primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia", um sucesso estrondoso com Nicolau Breyner e Margarida Carpinteiro, que marcou a televisão dos anos 80.
Já chegava para um belo currículo, mas Nuno Teixeira é também o realizador de "Tal Canal", o programa que marcou o início da carreira televisiva de Herman José e que se tornou um clássico do humor português. Era ele, aliás, o alvo de alguns apartes do comentador José Esteves durante o programa fictício "Rola o Esférico na Relva".
O realizador passou grande parte da longa carreira na RTP e dirigiu ainda "Sabadabadu", um programa de humor e música com a mítica dupla Ivone Silva e Camilo; "as telenovelas "Origens", "Chuva na Areia" e "Passerele"; os programas de Herman José "Humor de Perdição" e "Casino Royal"; o sucesso de Nicolau Breyner "Eu Show Nico" e "Os Bonecos da Bola", com Ana Bola.
Foi ainda o realizador da versão televisiva de "Mãe Coragem e os seus Filhos", de Bertold Brecht, com Eunice Muñoz, que lhe valeu um prémio de realização, e do programa "Palavras Ditas", uma pérola com atores a dizerem poetas de eleição.
Fora dos ecrãs, foi o realizador dos tempos de antena da campanha presidencial de Mário Soares e um dos ideólogos da campanha de António Guterres, que o levou à vitória nas legislativas de 1995 - terá sido de Nuno Teixeira a ideia de abrir os comícios ao som de Vangelis.
O realizador era Grande-Oficial da Ordem do Mérito e morreu na sequência de insuficiência respiratória.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt