Exclusivo

Sociedade

Sem internet, o interior fez “milagres” com a radioescola

Maria Marques, 10 anos, mora na aldeia de Águas. As aulas de Estudo do Meio chegaram pela rádio
Maria Marques, 10 anos, mora na aldeia de Águas. As aulas de Estudo do Meio chegaram pela rádio

Em Penamacor, o ensino chegou pela rádio. Projeto continua no verão e haverá mais disciplinas em setembro

A frequência é 87.7 FM e as aulas começam às 15h. Às quartas-feiras, é dia de história infantil: enquanto um narrador profissional — como António Fontinha ou Patrícia Amaral — dá voz a um conto, os alunos são desafiados a fazer desenhos. Às quintas, até ao final do ano letivo, havia aulas de Estudo do Meio; agora, durante o verão, vão ser emitidos apontamentos sobre a flora local. Pergunta-se: “Como é uma roselha?”, “O que é uma rosa albardeira?”

Desde o dia 16 de março, a programação da rádio Voz da Raia, sediada em Penamacor, ganhou uma nova vida. A modesta emissora regional, que pertence à Santa Casa de Misericórdia, transformou-se numa radioescola devido à pandemia e às circunstâncias do município onde está implementada. Maria Marques e Ana Beatriz, ambas com 10 anos, são alunas (e ouvintes) fiéis. Escutam os programas emitidos “na rádio”, “pelo telemóvel” e “até no carro”. Sempre à hora marcada.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate