A quarentena voluntária a que se impuseram cidadãos e empresas está a reduzir substancialmente o número de viaturas a entrar e a circular na cidade de Lisboa
O presidente da Câmara, Fernando Medina, anunciou esta quebra num tweet recente, acompanhado de duas imagens que mostram que comparando o congestionamento de trânsito às 9h da manhã nos dias 9 março e 16 de março, o total de quilómetros de filas de trânsito captado pelo Waze passou de 119 quilómetros para 15 km.
Segundo dados da autarquia lisboeta, o número de pessoas a circular nos autocarros da Carris caiu 70% no domingo, último dia em que se contabilizou a bilhética. Desde segunda-feira quem anda de transportes públicos já não tem de validar bilhetes, mas segundo fonte da autarquia, os motoristas indicam que a quebra ronda os 70%.
Apesar de não ter dados ainda totalmente apurados, a Lusoponte estima que a entrada de veículos em Lisboa tenha caído 45% entre sexta-feira passada e esta segunda-feira. Já a Brisa indica que só terá em abril os dados relativos ao primeiro trimestre do ano.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ctomas@expresso.impresa.pt